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NOTÍCIAS

04-NOV-2024

PROGRAMA MARANHÃO ALFABETIZADO

O Programa Maranhão Alfabetizado já é uma realidade no território lima-campense.

#Agenda POR ASCOM 04 DE NOVEMBRO DE 2024

Programa Maranhão Alfabetizado | LIMA CAMPOS

Durante os dias 1º e 2 de novembro, o time de implementação do Programa Maranhão Alfabetizado esteve reunido no auditório da U.I. Artur Azevedo para a I Formação Pedagógica com Coordenadores Locais e Professores Alfabetizadores. A Coordenadora Municipal, Janicleide Aguiar, esteve reunida com o grupo de 7 coordenadores locais e mais de 20 professores alfabetizadores numa espécie de imersão ao programa, à metodologia, seus objetivos e às ferramentas necessárias para a execução do programa.

O Programa Maranhão Alfabetizado já é uma realidade no território lima-campense. Estima-se que ao menos 300 jovens, adultos e idosos participem das aulas de alfabetização no município.

A implementação do Programa em Lima Campos envolve inúmeros parceiros estratégicos: a Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Educação e da Juventude e também o Departamento de Igualdade Racial; a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Igreja Assembleia de Deus, a Igreja Presbiteriana e o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lima Campos.

As mais de 20 salas de alfabetização estão espalhadas na sede, nas comunidades rurais e nas comunidades quilombolas do município.

SOBRE O PROGRAMA:

O Programa Maranhão Alfabetizado é uma iniciativa do Governo do Maranhão, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, Municípios, instituições públicas e privadas e toda a sociedade, que objetiva a superação do analfabetismo de jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais, em todo o território maranhense, por meio de ações de alfabetização para aqueles que não conseguiram ser alfabetizados durante a etapa do ciclo formal de educação na infância e/ou adolescência.

A iniciativa abrangerá gradativamente todo o Estado, adotando como estratégia a criação de turmas sem concorrer com a rede regular de ensino, o que proporcionará maior flexibilidade de horários e ampliação do acesso e permanência no processo de alfabetização. Essa abordagem diferenciada busca garantir a assiduidade dos alunos e promover a inclusão educacional, pois beneficia as pessoas que residem em áreas de difícil acesso ou que enfrentam dificuldades para acompanhar a dinâmica da escola regular.

 

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