1196 1351 1904 1144 1268 1626 1626 1667 1988 1830 1018 1775 1763 1062 1762 1185 1323 1153 1160 1987 1356 1022 1571 1783 1107 1654 1135 1942 1549 1678 1283 1921 1566 1487 1074 1169 1673 1305 1260 1012 1874 1003 1631 1310 1711 1795 1656 1714 1317 1935 1723 1587 1568 1309 1844 1334 1975 1250 1969 1390 1132 1325 1053 1891 1955 1126 1712 1412 1497 1791 1787 1837 1609 1656 1783 1458 1212 1984 1560 1581 1378 1652 1650 1479 1792 1520 1040 1525 1634 1514 1336 1692 1953 1146 1421 1451 1679 1583 1874 REFLORESTAMENTO! UMA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE.
 
NOTÍCIAS

22-SET-2025

REFLORESTAMENTO! UMA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE.

Ação conjunta entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação promove a preservação das árvores como algo de suma importância para a saúde do planeta e a qualidade de vida humana!

Por Ascom 22/09/2025 #ação

REFLORESTAMENTO! UMA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE.

A SEMMA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou o reflorestamento do Igarapé Criminoso, no Bairro Toca da Raposa.

A ação em comemoração ao Dia da Árvore (21) envolveu os alunos e profissionais da educação da Escola José Adeodato Calvante e contou com a presença do prefeito Jailson Fausto, secretários, vereadores e demais autoridades do município.

Na parte prática, as crianças participaram do plantio de mudas e aprenderam sobre cuidados essenciais para o seu crescimento.

Sob responsabilidade da equipe da SEMMA, as mudas serão cuidadas com o objetivo de recuperar a área degradada do igarapé.

Seguindo o roteiro, iniciamos a programação na quadra de esporte da Unidade Escolar José Adeodato Cavalcante, onde ouviram-se as falas da gestora Maria Cilene de Oliveira Sousa, da secretária de educação Kyara Abreu, dos vereadores e demais secretários presentes, dos alunos Maria Valentina Belo Costa e Alessandro dos Santos Silva, que trouxeram a temática em questão com os seus objetivos em seu discurso. Finalizando, o secretário de meio ambiente, Orlando Rocha, que idealizou e executou com sua equipe todo o roteiro da ação, fez seu pronunciamento enaltecendo a importância do equilíbrio sustentável para a continuidade da vida; o prefeito Jailson Fausto encerrou as falas mencionando a importância do referido tema e parabenizou o trabalho coletivo entre as secretarias envolvidas.

Na sequência, todos deslocaram-se até o local para dar início ao plantio das mudas, onde a equipe da SEMMA já estava preparada para o objetivo central e final do dia, concretizando assim a ação de reflorestamento da área mencionada.

Confira as belas imagens!

Por ASCOM/LC

SOBRE O DIA DA ÁRVORE:

No Dia da Árvore, a ser celebrado em 21 de setembro, fala-se sobre a importância da preservação das árvores e florestas para a saúde do planeta e a qualidade de vida humana. Aborde-se a produção de oxigénio, a purificação do ar, o controlo da temperatura, a prevenção da erosão e a importância do seu papel no ecossistema, bem como a necessidade de combater o desmatamento e promover o plantio.

Objetivo da data:

Conscientizar a população: O principal objetivo é alertar para a importância das árvores e florestas, um recurso natural fundamental para a vida.

Enfatizar os benefícios: Destacar as funções essenciais das árvores, como a produção de oxigénio (através da fotossíntese) e a captura de dióxido de carbono, a melhoria da qualidade do ar, o auxílio na regulação da temperatura e a prevenção de erosões.

Promover a conservação: Incentivar a proteção e o cuidado com as árvores, combatendo a prática do desmatamento e incentivando o plantio de novas mudas, algo especialmente relevante em áreas urbanas.

Importância das árvores:

Geração de oxigénio: As árvores são essenciais à vida na Terra porque, através da fotossíntese, liberam oxigénio na atmosfera.

Controlo ambiental: Elas absorvem poluentes do ar e ajudam a reduzir as temperaturas, especialmente nas cidades, e ainda contribuem para a estabilidade do solo.

Refúgio para a biodiversidade: As florestas e árvores oferecem abrigo e habitat para uma vasta quantidade de espécies de animais e plantas.

Alimento e recursos: Muitas árvores produzem frutos e sementes que são fonte de alimento para humanos e animais, além de servirem como matéria-prima para diversas atividades.

Ações para o Dia da Árvore:

Plantar árvores: Uma das ações mais diretas e significativas é o plantio de mudas, tanto em áreas urbanas quanto em ambientes naturais.

Educação ambiental: Promover atividades educativas e palestras que expliquem a importância do meio ambiente e a necessidade de protegê-lo.

Conscientização sobre desmatamento: Debater e divulgar os problemas ambientais causados pela derrubada de árvores, como a perda de habitat e a degradação do solo.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024
Selo UNICEF 2021-2024Selo SEBRAE Referencia em Atendimento Ouro 2024