1631 1331 1149 1458 1936 1200 1174 1336 1970 1753 1047 1090 1034 1799 1319 1113 1792 1059 1778 1073 1430 1620 1323 1563 1443 1970 1965 1438 1490 1345 1071 1233 1070 1581 1550 1155 1958 1963 1862 1323 1016 1450 1909 1570 1490 1919 1074 1499 1299 1233 1214 1567 1030 1146 1617 1675 1104 1768 1578 1650 1535 1205 1214 1203 1794 1277 1739 1271 1618 1261 1267 1093 1105 1811 1536 1097 1746 1515 1326 1259 1122 1416 1057 1467 1930 1472 1017 1178 1141 1514 1109 1259 1381 1104 1838 1361 1881 1476 1699 REFLORESTAMENTO! UMA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE.
 
NOTÍCIAS

22-SET-2025

REFLORESTAMENTO! UMA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE.

Ação conjunta entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação promove a preservação das árvores como algo de suma importância para a saúde do planeta e a qualidade de vida humana!

Por Ascom 22/09/2025 #ação

REFLORESTAMENTO! UMA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE.

A SEMMA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou o reflorestamento do Igarapé Criminoso, no Bairro Toca da Raposa.

A ação em comemoração ao Dia da Árvore (21) envolveu os alunos e profissionais da educação da Escola José Adeodato Calvante e contou com a presença do prefeito Jailson Fausto, secretários, vereadores e demais autoridades do município.

Na parte prática, as crianças participaram do plantio de mudas e aprenderam sobre cuidados essenciais para o seu crescimento.

Sob responsabilidade da equipe da SEMMA, as mudas serão cuidadas com o objetivo de recuperar a área degradada do igarapé.

Seguindo o roteiro, iniciamos a programação na quadra de esporte da Unidade Escolar José Adeodato Cavalcante, onde ouviram-se as falas da gestora Maria Cilene de Oliveira Sousa, da secretária de educação Kyara Abreu, dos vereadores e demais secretários presentes, dos alunos Maria Valentina Belo Costa e Alessandro dos Santos Silva, que trouxeram a temática em questão com os seus objetivos em seu discurso. Finalizando, o secretário de meio ambiente, Orlando Rocha, que idealizou e executou com sua equipe todo o roteiro da ação, fez seu pronunciamento enaltecendo a importância do equilíbrio sustentável para a continuidade da vida; o prefeito Jailson Fausto encerrou as falas mencionando a importância do referido tema e parabenizou o trabalho coletivo entre as secretarias envolvidas.

Na sequência, todos deslocaram-se até o local para dar início ao plantio das mudas, onde a equipe da SEMMA já estava preparada para o objetivo central e final do dia, concretizando assim a ação de reflorestamento da área mencionada.

Confira as belas imagens!

Por ASCOM/LC

SOBRE O DIA DA ÁRVORE:

No Dia da Árvore, a ser celebrado em 21 de setembro, fala-se sobre a importância da preservação das árvores e florestas para a saúde do planeta e a qualidade de vida humana. Aborde-se a produção de oxigénio, a purificação do ar, o controlo da temperatura, a prevenção da erosão e a importância do seu papel no ecossistema, bem como a necessidade de combater o desmatamento e promover o plantio.

Objetivo da data:

Conscientizar a população: O principal objetivo é alertar para a importância das árvores e florestas, um recurso natural fundamental para a vida.

Enfatizar os benefícios: Destacar as funções essenciais das árvores, como a produção de oxigénio (através da fotossíntese) e a captura de dióxido de carbono, a melhoria da qualidade do ar, o auxílio na regulação da temperatura e a prevenção de erosões.

Promover a conservação: Incentivar a proteção e o cuidado com as árvores, combatendo a prática do desmatamento e incentivando o plantio de novas mudas, algo especialmente relevante em áreas urbanas.

Importância das árvores:

Geração de oxigénio: As árvores são essenciais à vida na Terra porque, através da fotossíntese, liberam oxigénio na atmosfera.

Controlo ambiental: Elas absorvem poluentes do ar e ajudam a reduzir as temperaturas, especialmente nas cidades, e ainda contribuem para a estabilidade do solo.

Refúgio para a biodiversidade: As florestas e árvores oferecem abrigo e habitat para uma vasta quantidade de espécies de animais e plantas.

Alimento e recursos: Muitas árvores produzem frutos e sementes que são fonte de alimento para humanos e animais, além de servirem como matéria-prima para diversas atividades.

Ações para o Dia da Árvore:

Plantar árvores: Uma das ações mais diretas e significativas é o plantio de mudas, tanto em áreas urbanas quanto em ambientes naturais.

Educação ambiental: Promover atividades educativas e palestras que expliquem a importância do meio ambiente e a necessidade de protegê-lo.

Conscientização sobre desmatamento: Debater e divulgar os problemas ambientais causados pela derrubada de árvores, como a perda de habitat e a degradação do solo.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024
Selo UNICEF 2021-2024Selo SEBRAE Referencia em Atendimento Ouro 2024